As inscrições para o Processo Seletivo dos Correios segue até 21, em todo o Brasil

Publicidade

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou um novo Processo Seletivo em todo o país para preencher 4.382 vagas e criar um cadastro reserva para jovens aprendizes no Programa de Aprendizagem.

O objetivo desta seleção é contratar pessoas para os cursos de Assistente Administrativo ou Logística nos turnos da manhã e da tarde. As vagas estão distribuídas em várias cidades e estados, conforme detalhado no edital.

Informações, edital sobre o Processo Seletivo Correios:

Dentro do número de vagas mencionado, algumas são reservadas para candidatos que atendam a certos critérios definidos no edital. Os interessados em se inscrever devem ter entre 14 e 21 anos completos no momento da contratação, exceto em casos previstos na legislação e regulamentação aplicáveis.

Publicidade

Além disso, devem estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, estar matriculados e frequentando a escola (caso ainda não tenham concluído o Ensino Médio) e não terem sido contratados anteriormente como jovem aprendiz ou terem tido vínculo empregatício com os Correios.

O concurso dos Correios , cargos:

dispõe de vagas para diferentes cargos, incluindo:

  • Carteiro, que exige certificado de conclusão do ensino médio ou curso técnico equivalente;
  • Analista de Saúde, responsável pelo planejamento, execução, monitoramento e parcerias na área de saúde;
  • Enfermeiro do Trabalho, que realiza procedimentos de saúde para os funcionários da empresa;
  • Operador de Triagem e Transbordo, que requer certificado de conclusão do ensino médio ou curso técnico equivalente.

O Programa de Aprendizagem segue um sistema dual, que combina a etapa teórica em uma entidade qualificada em formação técnico-profissional com a prática no ambiente de trabalho dos Correios.

Vagas do Processo Seletivo:

O objetivo do processo seletivo dos Correios é preencher um total de 4.382 vagas e formar um cadastro reserva, com distribuição por cidades e turnos. As vagas serão separadas em três sistemas: ampla concorrência, cotas para pessoas com deficiência e cotas para pessoas negras.

Os candidatos aprovados serão chamados de acordo com a ordem de classificação obtida no processo seletivo. Os cursos oferecidos serão de Assistente Administrativo ou Assistente de Logística, podendo ser realizados na modalidade presencial ou à distância (EaD).

Inscrição e Processo de Seleção:

As inscrições para o programa serão realizadas exclusivamente pela internet, no site dos Correios, a partir do dia 27 de março de 2023 até o dia 21 de abril do mesmo ano, sem a cobrança de taxa de participação.

A primeira fase do processo de seleção consistirá na pontuação dos candidatos com base em critérios como a renda familiar mensal, idade (conforme Art. 53 do Decreto Nº 9.579/2018), instituição de ensino (conforme Art. 66 §5º inciso VII do Decreto Nº 9.579/2018) e participação em programas sociais descritos no edital (conforme Art. 66 §5º incisos I a V do Decreto Nº 9.579/2018).

Publicidade

Em seguida, os candidatos serão convocados para a segunda fase, na qual deverão comprovar o atendimento dos requisitos para classificação. Além disso, haverá uma fase pré-admissional e a contratação, todas elas de caráter eliminatório.

A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais, com quatro horas diárias, totalizando pelo menos 800 horas.

O processo seletivo terá validade de um ano, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Se você deseja ter acesso aos nossos grupos do WhatsApp para ficar por dentro das últimas notícias, concursos, processos seletivos e oportunidades de emprego em sua região, clique aqui (Grupos de WhatsApp).

Publicidade

Leave a Reply