Concurso Correios 4.383 vagas abertas em processo seletivo 2023

Publicidade

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) tornou público um edital para a realização de um concurso público nacional destinado a preencher vagas e formar cadastro reserva para o cargo de Agente de Correios, em conformidade com o inciso II do Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o §1º do Art. 34 do Decreto n.º 83.726 de 1979 e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de 2008, com atualização em agosto de 2010.

Editais do Processo Seletivo dos Correios oferecem vagas

As vagas são direcionadas para Jovem Aprendiz, e para concorrer é necessário estar cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental ou estar frequentando a escola, caso ainda não tenha concluído o ensino médio.

O edital dos Correios informa que as inscrições estão abertas e disponíveis para um total de 4.383 vagas destinadas à formação de assistentes. É importante ressaltar que a formação técnico-profissional pode ser realizada tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Cargos disponíveis no concurso dos Correios incluem:

  • Carteiro: que requer certificado de conclusão de ensino médio ou curso técnico equivalente;
  • Analista de Saúde, que envolve planejamento, execução, monitoramento e parcerias;
  • Enfermeiro do Trabalho, que executa procedimentos de saúde;
  • Operador de Triagem e Transbordo, que requer certificado de conclusão de ensino médio ou curso técnico equivalente.
  • O Programa de Aprendizagem segue um sistema dual, com etapa teórica em entidade qualificada em formação técnico-profissional.

Requisitos para se tornar Jovem Aprendiz nos Correios;

Publicidade

Veja os requisitos para participar do Processo Seletivo dos Correios como Jovem Aprendiz: ser brasileiro, estrangeiro que atenda aos critérios estabelecidos ou português;

Idade entre 14 e 21 anos completos na contratação, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e matriculado na escola. Não ter sido contratado como Jovem Aprendiz nos Correios ou concluído curso semelhante. Disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem no turno escolhido e aderir ao Código de Ética e regulamentos da empresa.

Veja como as vagas serão distribuídas:

O objetivo do processo seletivo é preencher 4.382 vagas e formar cadastro reserva, distribuídos por cidades e turnos. As vagas serão distribuídas por três sistemas: ampla concorrência, cotas para pessoas com deficiência e cotas para pessoas negras.

Os candidatos aprovados serão convocados por ordem de classificação. Os cursos oferecidos serão de Assistente Administrativo ou Assistente de Logística, nas modalidades presencial ou à distância (EaD).

Instruções para realizar inscrição no processo seletivo dos Correios;

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site dos Correios, no período de 27/03/2023 a 21/04/2023, seguindo o horário oficial de Brasília.

Além disso, é importante ressaltar que as inscrições serão gratuitas e devem ser feitas por meio do link “Acesso à Informação > Servidores > Outras informações > Concursos Públicos”.

O Programa de Aprendizagem será realizado por meio do sistema dual, ou seja, o curso de aprendizagem profissional de 120 horas acontecerá nas dependências de uma entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica parceira, e a etapa prática será realizada nas instalações dos Correios.

Publicidade
Publicidade

Leave a Reply