Concurso Público Detran 2023 para nível fundamental ao superior

Publicidade

O Detran é o órgão responsável pela aplicação das normas de trânsito em cada estado brasileiro, sendo que o concurso Detran é a seleção de candidatos para preencher as vagas de emprego no referido órgão.

Geralmente, os concursos do Detran 2023 oferecem vagas para diversos cargos, como agente de trânsito, técnico de trânsito e assistente administrativo, dentre outros.

Concurso, edital Detran 2023?

O processo seletivo inclui provas objetivas e/ou discursivas, testes de aptidão física, avaliação psicológica e/ou análise de títulos. O conteúdo das provas varia de acordo com o cargo pretendido, abrangendo geralmente conhecimentos em:

  • língua portuguesa
  • matemática,
  • informática
  • legislação de trânsito.
Publicidade

É importante salientar que a organização dos concursos Detran é realizada pelos governos estaduais, sendo que as informações sobre editais, inscrições e datas de provas podem ser encontradas nos sites oficiais dos órgãos em cada estado.

Cargos que o Detran dispõe nesse Concurso:

As vagas disponíveis no concurso estão divididas de acordo com diferentes níveis de escolaridade.

  • Para candidatos com ensino médio completo, há vagas para Técnico Administrativo (40), Técnico de Informática (10) e Técnico Vistoriador de Veículos (10).
  • Já para candidatos com ensino superior completo, as vagas contemplam diversos cargos, tais como Administrador (3), Agente de Trânsito (55), Analista de Sistema de Informação (3), Analista Jurídico (4), Arquiteto (1), Arquivista (1), Assistente Social (1), Comunicação Social (1), Contador (2), Designer (1), Economista (1), Engenheiro com Especialização em Trânsito (1), Estatístico (1), Examinador de Trânsito – CNH Categoria AB (7), Examinador de Trânsito – CNH Categoria AD (23), Examinador de Trânsito – CNH Categoria AE (10), Médico com Especialização em Medicina de Tráfego ou Perícia de Trânsito (2), Pedagogo (1), Perito de Acidente de Trânsito (3) e Psicólogo com Especialização em Trânsito (2).

Para os profissionais selecionados no concurso, é estabelecido o cumprimento de uma carga horária semanal de 40 horas. Além disso, a remuneração oferecida varia de R$ 2.300,00 a R$ 5.500,00.

Requisitos para participar deste concurso:

Para poder participar do concurso, o candidato precisa cumprir alguns requisitos estabelecidos no edital, como ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda ser português com reconhecimento do gozo dos direitos políticos.

Além disso, é necessário ter no mínimo 18 anos de idade, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de candidatos do sexo masculino), e ter pleno gozo dos direitos políticos e civis.

Há também vagas exclusivas para candidatos que atendam a critérios específicos descritos no edital.

Passos para participar deste concurso:

Para participar do concurso do Detran, é preciso, primeiramente, verificar se atende aos requisitos do edital. Em seguida, deve-se realizar a inscrição exclusivamente pela internet, por meio do site do IBFC, durante o período determinado.

Publicidade

Se aprovado nesta etapa, é necessário se preparar para a prova discursiva e para o teste de aptidão física, que envolve exercícios de flexão, abdominal e corrida.

Caso queira se manter informado sobre as últimas notícias, concursos, processos seletivos e vagas de emprego em sua região, clique no link fornecido para acessar nossos grupos do (WhatsApp Aqui).

Publicidade

Leave a Reply