Inscrições abertas para 4.290 vagas para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação Social gratuita.

Publicidade

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social é um programa criado pelo governo brasileiro com o objetivo de fornecer gratuitamente ou com desconto a primeira CNH para pessoas de baixa renda.

Para se candidatar, é necessário atender aos critérios do programa, que variam de acordo com o estado e o município onde o candidato reside. Geralmente, os requisitos incluem ter idade entre 18 e 27 anos, estar desempregado ou ter uma renda familiar de até três salários mínimos, não ter antecedentes criminais, entre outros.

Com funciona a seleção CNH Social 2023;

Após a seleção dos candidatos, é iniciado um processo de formação de condutores, que inclui aulas teóricas e práticas de direção, além de exames de aptidão física e mental. Em alguns estados, o programa oferece aulas gratuitas e em outros estados, o candidato pode receber descontos nas taxas cobradas para obtenção da CNH.

Publicidade

Vale ressaltar que a CNH Social não garante a aprovação no processo de formação de condutores, pois os candidatos devem cumprir todos os requisitos e exigências da legislação de trânsito. Além disso, a CNH Social tem validade de um ano e é necessário realizar a renovação após esse período.

Quais requisitos para Carteira Nacional de Habilitação social

Os requisitos para se candidatar à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social podem variar de acordo com o estado e município onde o programa é oferecido, mas geralmente incluem:

  1. Ter idade entre 18 e 27 anos;
  2. Ser alfabetizado;
  3. Ser residente do estado ou município onde o programa é oferecido;
  4. Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  5. Ter renda familiar de até três salários mínimos;
  6. Não ter registro de infração de trânsito grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias;
  7. Não ter sido condenado ou estar respondendo a processo criminal;
  8. Não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir.

Cabe ressaltar que os requisitos podem mudar de acordo com o estado e município. É importante verificar as informações específicas para o local onde deseja se candidatar.

Como se inscrever para adquirir a sua

Para se inscrever no programa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social, você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Verifique se o programa está disponível no estado ou município onde você reside. Em geral, as informações sobre o programa são divulgadas nos sites oficiais do Detran do estado ou prefeitura municipal.
  2. Verifique se você atende aos requisitos do programa, como idade, renda familiar, registro de infrações de trânsito, entre outros. Em caso de dúvidas, entre em contato com o órgão responsável pelo programa.
  3. Realize a inscrição no site oficial do Detran do seu estado ou prefeitura municipal, caso esteja disponível. Preencha todas as informações solicitadas, como dados pessoais e informações sobre renda e residência.
  4. Aguarde o resultado da seleção dos candidatos. Em geral, o órgão responsável pelo programa divulga a lista dos selecionados no site oficial ou em meios de comunicação locais.
  5. Caso seja selecionado, siga as orientações do órgão responsável pelo programa para realizar as aulas teóricas e práticas e os exames necessários para a obtenção da CNH.

Lembre-se de que os procedimentos podem variar de acordo com o estado ou município, por isso é importante verificar as informações específicas para o local onde deseja se candidatar. Fique de olho no editais, através do Detran da sua cidade.

Publicidade

Leave a Reply