Processo Seletivo Correios, 4.383 vagas, inscrições abertas – Veja!

Publicidade

A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – ECT, tendo em vista o disposto no inciso II do Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o §1º do Art. 34 do Decreto n.º 83.726 de 1979, e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de
2008, com atualização em agosto de 2010, torna pública a realização de concurso público nacional para provimento de vagas e formação de cadastro reserva no cargo de Agente de Correios, mediante as condições estabelecidas neste edital.

As oportunidades são para Jovem Aprendiz. Para concorrer, os jovens devem estar cursando, no mínimo, o 9º ano do nível fundamental ou frequentando a escola, caso não tenham concluído o nível médio. Além disso, é preciso ter entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação.

O edital Correios anuncia que as inscrições estão abertas. Ao todo são 4.383 vagas para quem deseja se formar nos cargos de assistente administrativo ou assistente de logística. Contudo a formação técnico-profissional poderá ser realizada na modalidade presencial ou a distância.

Vagas, editais do Processo Seletivo, Correios:

Publicidade

O processo seletivo será regido por este edital e executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e pela ECT. A seleção para o cargo de que trata este edital compreenderá as seguintes fases:

Contudo, a primeira fase: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todo cargo/atividade, de responsabilidade do CESPE/UnB;

Já a segunda fase: avaliação da capacidade física laboral, para o cargo: Agente de Correios – Atividade 2: Carteiro e para o cargo: Agente de Correios – Atividade 3: Operador de Triagem e Transbordo, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou credenciada por esta.

A prova objetiva será realizada nas cidades que constam no Anexo I – Quadro de Vagas e Localidades-base, de acordo com a opção do candidato no momento da inscrição. A avaliação de capacidade laboral dos(as) candidatos(as) que se classificarem na. primeira fase, será realizada em local a ser divulgado posteriormente em edital específico no site www.correios.com.br.

É dever do(a) candidato(a) acompanhar todas as publicações referentes ao concurso de seu interesse. Pois indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades de realização da prova, essas poderão ser realizadas em outras localidades.

Cargos:

  • O CARTEIRO REQUISITO: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.
  • ANALISTA DE SAÚDE: Assumir responsabilidade e direcionar ações para o alcance das suas metas, dos resultados da área e dos objetivos estratégicos da Empresa. Planejar, executar, acompanhar e avaliar os processos de sua área de atuação, de acordo com as normas e procedimentos em vigor, monitorando fatores que possam interferir nos resultados, recursos , cumprimento de prazos e cadeia de valor. Interagir e construir parcerias, visando relações produtivas para a geração de resultados.
  • ENFERMEIRO DO TRABALHO: Executar e orientar a realização de procedimentos de saúde (exames, curativos, imobilizações, esterilizações, vacinações, coleta de material para exames laboratoriais, etc.) compatíveis com sua qualificação, manipulando aparelhos e ministrando medicamentos, sob prescrição médica.
  • OPERADOR DE TRIAGEM E TRANSBORDO: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.
  • O Programa de Aprendizagem será realizado no sistema dual, que é composto pela etapa teórica, com curso de aprendizagem profissional de 120 (cento e vinte) horas sequenciais, a ser realizado nas dependências de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica parceira dos Correios, e pela etapa prática, a ser realizada nas instalações dos Correios, sob orientação de um empregado da Empresa devidamente capacitado, ou na modalidade teletrabalho, por oportunidade e conveniência dos Correios.

Veja ás exigências para o ingresso como Jovem Aprendiz dos Correios;

Os requisitos estabelecidos neste Edital devem ser observados antes da realização da inscrição, visto que o não atendimento a qualquer um deles, no momento do ingresso, elimina, definitivamente, o candidato do Processo Seletivo: Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, conforme a seguir:

  • Ser Brasileiro;
  • Estrangeiro, desde que requeira a naturalização nos moldes prescritos nas alíneas “a” e “b”, inciso II, art. 12, da CF/88, ou que se enquadre no art. 353 da CLT, conforme previsto no inciso I, art. 37, da CF/88;
  • Português, conforme § 1º, art.12, da CF/88.
  • Ter entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação, salvo as exceções previstas na legislação e regulamento vigentes;
  • Estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Estar matriculado e frequentando a escola (caso não tenha concluído o Ensino Médio);
  • Não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz e/ou mantido vínculo empregatício com os Correios;
  • Não ter concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto nesse Programa de Aprendizagem;
  • Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem, conforme previsto no item 6 deste Edital, no turno para o qual se inscreveu;
  • Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética, as Normas de Conduta e os demais regulamentos dos Correios.

Das vagas, veja como vai ser distribuídas:

O Processo Seletivo será realizado para o preenchimento de 4.382 (quatro mil, trezentas e oitenta e duas) vagas e formação de cadastro reserva, distribuídas por cidades/municípios e turnos, conforme quadro demonstrativo no ANEXO I deste Edital.

Publicidade

O Processo Seletivo será realizado por meio de três sistemas de vagas: o Sistema de Ampla Concorrência, o Sistema de Cotas para Pessoa com Deficiência – PCD e/ou o Sistema de Cotas para Pessoa Negra (Preta ou Parda) – PNPP, conforme regras definidas nos itens 8 e 9 deste Edital.

As vagas serão preenchidas nos cursos de Assistente Administrativo ou Assistente de Logística, nas modalidades presencial ou à distância (EaD), por ordem de classificação, pelos candidatos aprovados em todas as fases deste Processo Seletivo e convocados para a contratação.

As inscrições serão gratuitas e realizadas somente via Internet, no endereço eletrônico dos site dos Correios, no link “Acesso à Informação > Servidores > Outras informações > Concursos Públicos”, no período compreendido entre a 0:00 (zero) hora do dia 27/03/2023 e 23h59 do dia 21/04/2023, observado o horário oficial de Brasília.

Através do sistema dual, o Programa de Aprendizagem vai acontecer por meio do curso de aprendizagem profissional de 120 horas, a ser realizado nas dependências de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica parceira, e pela etapa prática, que ocorrerá nas instalações dos Correios.

Novo concurso Correios

O concurso Correios é um dos certames mais aguardados entre os concurseiros. O último edital foi anunciado há dez anos atrás e, com isso, aumenta-se a necessidade de recompor o quadro de funcionários da instituição.  Edital de Abertura – 20/03/2023

Publicidade

Leave a Reply