PROCESSO SELETIVO PETROBRAS – VEJA COMO PARTICIPAR

Publicidade

“A Petrobras é uma empresa estatal brasileira que atua principalmente na exploração e produção de petróleo e seus derivados e de gás natural. A empresa foi fundada no ano de 1953, no segundo governo de Getúlio Vargas, e deu início às suas atividades em 1954.

Um dos marcos da história do petróleo no Brasil foi a descoberta da camada do pré-sal entre os litorais de Santa Catarina e Espírito Santo, o que ampliou rapidamente a produção da Petrobras e colocou a empresa em posição de destaque no cenário internacional. Além das contribuições para o setor tecnológico petroquímico, a Petrobras é uma grande tratora de investimentos estrangeiros e geradora de empregos.”

COMO VAI FUNCIONAR O PROCESSO SELETIVO PETROBRAS;

PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. (PETROBRAS) realizará processo seletivo público para provimento
de vagas e formação de cadastro, mediante condições estabelecidas neste edital.

Publicidade

O processo seletivo público PETROBRAS/PSP RH 2023.1 avaliará o conhecimento dos(as)
candidatos(as), por meio da aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e
classificatório, para todas as ênfases.

As provas objetivas e os procedimentos previstos nos subitens 3.1.11 e 3.2.6 deste edital serão realizados nas 26 capitais dos Unidades da Federação e no Distrito Federal.

DAS ÊNFASES, QUANTIDADES DE VAGAS E RESERVAS;

As ênfases, o quantitativo de vagas e de cadastro de reserva, os requisitos, a síntese de
atribuições e a remuneração estão estabelecidos nos Anexos I e II do Edital Publicado.

O processo seletivo público PETROBRAS/PSP RH 2023.1 será realizado para polo nacional de
trabalho, podendo os(as) candidatos(as) aprovados(as) serem lotados(as) em qualquer Unidade
da Federação em que a Petrobras atue.

DAS VAGAS DESTINADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD): Das vagas destinadas a cada ênfase e das que vierem a ser criadas durante o prazo de
validade deste processo seletivo público, 8% serão providas na forma do artigo 37, VIII, da
Constituição Federal, da Lei nº 13.146/2015 e do Decreto nº 9.508/2018.

O percentual de reserva de 8% também será observado na formação do cadastro de
reserva para candidatos(as) com deficiência. O quantitativo de vagas e de cadastro de reserva para os(as) candidatos(as) com deficiência constam no Edital.

DAS VAGAS DESTINADAS AOS(AS) CANDIDATOS(AS) NEGROS(AS): Das vagas destinadas a cada ênfase e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade deste processo seletivo público, 20% serão providas na forma da Lei nº 12.990/2014.

Publicidade

Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem 3.2.1 deste edital resulte em
número fracionado, este será elevado até o primeiro número inteiro subsequente, em caso de
fração igual ou maior que 0,5, ou diminuído para o número inteiro imediatamente inferior, em
caso de fração menor que 0,5, nos termos do § 2º do art. 1º da Lei nº 12.990/2014.

Somente haverá reserva imediata de vagas para os(as) candidatos(as) negros(as) nas
ênfases com número de vagas igual ou superior a três.

QUAIS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO;

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado(a) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros(as) e portugueses(as), com reconhecimento de direitos e obrigações civis e de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12, da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação eConsulta, promulgado no Brasil por meio do Decreto nº 3.927/2001.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino.
  • Ter, na data de admissão ou readmissão, idade mínima de dezoito anos completos.
  • Não ter 75 anos de idade ou mais, desde que tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição estabelecido para fins de aposentadoria, conforme estabelecido pelo § 16º do artigo 201 da Constituição Federal, incluído pela Emenda Constitucional nº 103/2019.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da ênfase, que será comprovada por meio de exames específicos, conforme previsto no subitem 10.1 deste edital.
  • Ser aprovado(a) no processo seletivo público e preencher os requisitos previstos no item 4 no Anexo II deste edital.
  • Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração oriundos de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis previstos na Constituição Federal.
  • Cumprir as determinações descritas no edital.

Serão aplicadas provas objetivas, conforme o quadro a seguir:

PROVA/TIPO ÁREA DE CONHECIMENTO NÚMERO DE ITENS CARÁTER: Eliminatória e Classificatória; 100 questões.

  • (P1) 40 questões: Objetiva Conhecimentos básicos
  • (P2) 60 questões: Objetiva Conhecimentos específicos

As provas objetivas terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na data estabelecida no
cronograma constante do Anexo IV deste edital, no turno da tarde.

Na data estabelecida no cronograma constante do Anexo IV deste edital, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico do Cebraspe, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo(a) candidato(a) caso julgue o item CERTO, e o campo designado.

COMO SE INSCREVER NO PROCESSO SELETIVO DA PETROBRAS

Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico Cebraspe, solicitada no período estabelecido no cronograma constante do Anexo IV do edital.

A Petrobras e o Cebraspe não se responsabilizarão por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, por erro ou atraso dos bancos ou entidades conveniadas no que se refere ao processamento do pagamento da taxa de inscrição, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

O(A) candidato(a) deverá seguir rigorosamente as instruções contidas no sistema de inscrição. O(A) candidato(a) deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário. O(A) candidato(a) deverá imprimir o boleto bancário, que será disponibilizado na página de acompanhamento do processo seletivo público, no endereço eletrônico do Cebraspe, após efetuado o registro pelo banco.

As datas e os períodos estabelecidos no cronograma são passíveis de alteração, conforme necessidade e conveniência da Petrobras e do Cebraspe. Caso haja alteração, esta será previamente comunicada por meio de edital.

Publicidade

Leave a Reply