Saiu! IBGE abre Processo Seletivo com 316 vagas em todo o Brasil

Publicidade

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é um órgão responsável por produzir informações estatísticas e geográficas sobre o Brasil. O documento menciona que o processo seletivo visa a contratação de 316 estagiários em todo o território brasileiro.

De acordo com o documento, as inscrições estarão abertas entre os dias 8 e 23 de maio e serão feitas exclusivamente pela internet, através do site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

As vagas oferecidas neste processo seletivo são destinadas a estudantes do ensino superior, de diversas áreas do conhecimento, e apresentam oportunidades para trabalho em diferentes modalidades: presencial, home office ou híbrida.

Algumas das formas mais comuns de processo seletivo do IBGE incluem:

  1. Seleção Simplificada: é um processo seletivo simplificado que visa a contratação temporária de profissionais para trabalhar em projetos específicos do IBGE. Geralmente, é necessário ter ensino médio completo ou superior em áreas específicas para concorrer às vagas.
  2. Concurso Público: é um processo seletivo mais abrangente, com diversas etapas, que visa a contratação efetiva de profissionais para trabalhar no IBGE. As vagas podem ser para nível médio ou superior, dependendo da demanda do instituto.
  3. Processo Seletivo para Censo Demográfico: quando o IBGE realiza o Censo Demográfico, um levantamento completo sobre a população brasileira, é necessário contratar uma grande quantidade de profissionais para trabalhar no levantamento de dados. Nesse caso, é realizado um processo seletivo específico para contratação temporária de recenseadores e supervisores.

Processo Seletivo IBGE

Publicidade

O processo seletivo do IBGE para estagiários é composto por quatro etapas: inscrição, prova objetiva online, entrevistas de perfil e formalização do Termo de Compromisso de Estágio. O processo será conduzido pelo IBGE em conjunto com o CIEE, responsável pelo site de inscrições, provas e divulgação dos resultados.

Os estudantes aprovados na prova objetiva serão convocados pelo IBGE para as entrevistas de perfil com os supervisores das respectivas vagas, seguindo a ordem de classificação dos candidatos e respeitando as reservas de vagas para pessoas com deficiência, cotistas e ampla concorrência.

Após a aprovação nas entrevistas, será iniciado o processo de contratação e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio. O preenchimento das vagas dependerá do interesse, conveniência e disponibilidade orçamentária do IBGE. Não serão convocados estudantes que estejam a seis meses ou menos da conclusão do curso na data da convocação.

Bolsa-Auxílio, valor;

O IBGE está oferecendo uma bolsa-auxílio de R$ 787,98 para carga horária semanal de 20 horas e de R$ 1.125,69 para carga horária de 30 horas, destinadas a estudantes do ensino superior que se candidatarem ao processo seletivo.

Os selecionados para trabalhar presencialmente terão auxílio transporte. Segundo o documento, o resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 23 de junho e a contratação dos aprovados começará em julho.

Edital, inscrições e prova;

O processo seletivo requer que os candidatos realizem uma prova objetiva online, composta por 20 perguntas divididas em quatro temas: língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, geografia e conhecimentos gerais e atualidades.

Para a efetivação da inscrição, é necessário realizar a prova no período em que as inscrições estiverem abertas, que ocorrerá entre 8 e 23 de maio, incluindo fins de semana e feriados.

Publicidade
Publicidade

Leave a Reply