Vaga para Ajudante de Limpeza Escolar. Candidate-se

O que faz um Ajudante de limpeza;

Publicidade

ajudante de limpeza é o profissional voltado para a higienização e a conservação de ambientes comerciais e organizacionais. Todas as funções relacionadas à higiene do ambiente de trabalho estão atreladas ao ajudante de limpeza.

Ele realiza a varrição do chão e de carpetes, lavagem de vidraças, remoção de lixo, limpeza de banheiros, salas, quintal e áreas de convivência. Mantém móveis e objetos limpos e repõem os materiais de limpeza. 

Como atua um Auxiliar de limpeza;

Basicamente, o ajudante de limpeza tem uma atuação que envolve a conservação de ambientes internos e externos, com varrição, limpeza, reposição de materiais de higiene e apoio a atividades como servir cafés e lanches.

Publicidade

Atualmente, os estados brasileiros contam com uma grande oferta de vagas para a função. No Brasil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um auxiliar de limpeza fica em torno de R$950,00 e R$1.250,00.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Onde atua um Auxiliar de limpeza;

ajudante de limpeza está presente em praticamente todos os ambientes com atendimento ao público e de convivência de pessoas. Eles são requisitados em escolas, igrejas, hospitais, universidades, lojas, escritórios, indústrias, repartições públicas, parques, restaurantes, centros culturais e quaisquer outros locais que necessitem de uma rotina de limpeza padronizada.

Nos ambientes com grande circulação de pessoas, é comum contratar um ajudante de limpeza para atuar diariamente. Nos demais locais, as escalas podem ser semanais, quinzenais e mensais, conforme a necessidade. Isso pode fazer com que o ajudante de limpeza precise trabalhar em mais de um local para obter uma renda satisfatória.

O cargo de ajudante de limpeza, normalmente, tem apenas como pré-requisito o Ensino Fundamental, mesmo que incompleto. Entretanto, é interessante que o profissional complete sua formação para que tenha maior ciência de seus direitos e acesso a oportunidades melhores de remuneração na área. Para ser contratado como ajudante de limpeza, principalmente se for um profissional sem experiência, é necessário demonstrar senso de organização, vontade e disposição física para o serviço.

Um ajudante de limpeza dedicado e atento aos pedidos do contratante conta com mais chances de manter seu emprego e conseguir indicações para outros trabalhos. Paciência e iniciativa diante das adversidades que surgem no cotidiano também são características que podem abrir portas para esse profissional. Os ajudantes de limpeza que atuam nos órgãos públicos podem ser contratados por meio de frentes de emprego temporário, processos seletivos, concursos ou via empresas terceirizadas da área de limpeza.

Nos diversos espaços que formam uma escola, desde a sala de aula até pátios e quadras esportivas, todos tem em comum a importância da limpeza no ambiente escolar. Cada um desses espaços possui sua frequência particular de limpeza e exige cuidados específicos na manutenção e organização dos produtos e equipamentos utilizados. O volume de recursos materiais que uma escola administra no seu dia a dia é grande, por isso é importante saber como manter os ambientes organizados. Para isso uma lista com dicas para auxiliar na gestão, organização e conservação dos recursos, além de preservar a limpeza escolar.

Publicidade

Quais locais onde você irá fazer limpezas;

NA BIBLIOTECA

Fonte de pesquisas e estudos, o acervo da biblioteca deve ser bem estruturado e o ambiente confortável e convidativo ao leitor. Manter prateleiras e exemplares limpos e sem pó é um cuidado constante, bem como manter o ambiente higienizado de forma geral. Manter dispensers de álcool gel é uma forma rápida de incentivar a desinfecção das mãos antes e após o manuseio do material, evitando contaminação. É interessante também escolher um aroma característico para este ambiente e utilizá-lo em difusores e desinfetantes, criando uma lembrança de local acolhedor e convidativo.

NA SALA DE AULA

Nas salas de aula a limpeza deve ser intensificada e ocorrer a cada turno, garantindo a higiene do ambiente e a segurança dos alunos. Deve-se eliminar pó, papéis e migalhas de cima das mesas, cadeiras e chão, além de não esquecer de cuidar de prateleiras, armários e lousas, para que sejam preservados. Para facilitar este serviço, produtos químicos de limpeza específicos para limpeza de classes, produzidos para tirar manchas de canetas e sujeiras normalmente concentradas em carteiras escolares podem auxiliar neste processo. Produtos destinados à limpeza de quadros também são importantes pois garantem a limpeza sem danificar a superfície.

EM PÁTIOS

gestão escolar deve investir em organização consciente e coletiva, por isso ambientes de grande movimentação como pátios e corredores são locais onde esta mensagem deve ser propagada. A instalação de lixeiras para coleta seletiva é uma atitude simples e que conta com a colaboração de quem circula por estes lugares. Os resultados ficam ainda melhores quando se realiza um trabalho de conscientização com os alunos e com a certeza que, após recolhimento, o lixo será encaminhado corretamente ao seu destino.

MATERIAIS ESPORTIVOS

Os materiais utilizados nas aulas de educação física, nos intervalos ou outras atividades lúdicas devem ser guardados com cuidado e em um local reservado exclusivamente para seu armazenamento, garantindo a usabilidade dos equipamentos.  Manutenção regular se faz necessária, higienizando e limpando cada vez que o material for utilizado.

REFEITÓRIOS

Os locais onde estudantes, funcionários e visitantes realizam suas refeições são pontos chave da limpeza na escola. Por serem ambientes de uso comum são encontrados resíduos diversos, de migalhas de alimentos a material descartável. Cada superfície com seu nível de sujidade. Portanto, a mão de obra especializada em limpeza deve realizar uma rápida triagem, atacando as áreas de maior impacto inicialmente e utilizando produtos de limpeza eficientes e destinados corretamente ás necessidades. A limpeza após os intervalos e os períodos de aula deve ser ágil e rápida, se utilizando de químicos apropriados e equipamentos capazes de trazer eficiência aliada à velocidade.

É importante compreender que os procedimentos de limpeza no ambiente escolar devem sempre observar as boas práticas e o bem-estar comum, utilizando-se de equipamentos de limpeza para realizar as atividades com eficiência, equipamentos de segurança para garantir a saúde dos funcionários e produtos químicos confiáveis e eficazes. É possível identificar que todos estes aspectos são de responsabilidade da administração da instituição, porém a limpeza na escola deve ser um hábito arraigado na cultura dos colaboradores e gestores, além de incentivada constantemente na conduta dos alunos e visitantes. Manter a escola limpa é fruto da colaboração de todos!

Saiba mais sobre a vaga de ajudante de limpeza;

A Raiz Educação foi sonhada e criada, porque acreditamos que a educação de qualidade é a forma mais importante de gerar impacto na sociedade e transformar vidas. Nosso objetivo é unir o melhor da educação às práticas de gestão empresarial mais modernas e atuais. Nosso Grupo é formado por 14 marcas espalhadas pelo Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, são elas:

  • Raiz Educação;
  • ProRaiz Sistema de Ensino;
  • Colégio Ao Cubo;
  • Creche e Escola Bom Tempo;
  • Creche e Escola Ipê;
  • Colégio Leonardo da Vinci;
  • Matriz Educação;
  • Colégio Qi;
  • Escola SAP;
  • Escola Sá Pereira;
  • Colégio Sarah Dawsey;
  • Creche e Escola Sunny Days;
  • Rede de Ensino Apogeu;
  • Unificado.


NOSSOS VALORES:

  • Impactamos a sociedade por meio de uma educação de qualidade;
  • Respeitamos a diversidade pedagógica das nossas escolas;
  • Servimos, com excelência, às nossas escolas, aos nossos alunos e às suas famílias;
  • Buscamos soluções simples e escaláveis para crescer a Raiz;
  • Gostamos e cuidamos de gente;
  • Somos transparentes nas relações;
  • Ousamos em busca de melhores soluções;
  • Somos responsáveis pela Raiz em cada atitude.

Saiba mais sobre os produtos da Olimpo indicados para cada área da escola. Clique aqui

Publicidade

Leave a Reply