Vagas de emprego para motorista – Veja como se candidatar

Publicidade

Ser um motorista é algo que muitas pessoas podem fazer em seu tempo livre para ganhar uma renda extra. Muitos homens e mulheres estão interessados por essa profissão nos últimos tempos.

São vários fatores que uma pessoa precisa levar em conta para virar motorista, e muitos deles são os principais motivos de muitos homens e mulheres estarem vendo a profissão como uma nova fonte de renda extra.

Virar um motorista é um tema que pode ser muito importante na vida de você, que está lendo esse texto agora mesmo, você pode estar a diante da sua nova paixão e carreira de vida agora mesmo e nem percebeu.

Publicidade

Com isso em mente, nós reunimos alguns tópicos importantes para você que quer ser um motorista hoje mesmo! Confira abaixo mais informações:

Informações importantes sobre ser um motorista no Brasil

Antes de mais nada, precisamos te mostrar algumas informações super importantes para que você não arrume nenhum problema lá na frente. Essas orientações e informações são muito valiosas para você que quer virar um motorista. Você vai entender o quão importante é essa profissão para o país.

O número de pessoas que precisam de motoristas no Brasil está cada vez mais aumentando devido a facilidade que é fazer uma corrida ou pegar um ônibus por exemplo. Com isso em mente você deve saber que, você não vai ficar sem emprego nessa área. Você é essencial para o desenvolvimento do país de uma forma ou de outra!

Outro aspecto que pode te dar uma boa noção do por que essa profissão é tão valiosa, é olhar que o número de multas cresceu muito em 2021. Seja por excesso de velocidade ou por embriaguez, um motorista particular ou de aplicativo consegue muito bem lucrar com esse fato e faturar uma boa grana.

A profissão também pode servir de um trabalho novo para aqueles que possuem um carro, mas estão desempregados ou com um tempo extra nos finais de semana.

Quais são as exigências que eu preciso cumprir para me tornar um motorista profissional?

Existem tipos diferentes de motoristas, como por exemplo motoristas de aplicativos, motoristas particulares e motoristas de ônibus que são os principais. E para cada um deles é exigido coisas diferentes da pessoa que está interessada pelo trabalho.

Aqui abaixo vamos separar pra você as principais exigências que todos os motoristas profissionais precisam cumprir para serem qualificados para um trabalho. Confira mais abaixo:

Publicidade

Carteira de Habilitação

Por lei, todos os motoristas precisam possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas ela deve ser especifica para o tipo de veículo que você vai dirigir. Por exemplo, para dirigir um transporte escolar ou transporte coletivo de passageiros é preciso possuir um CNH de categoria D.

Para poder dirigir um veículo de emergência ou um veículo de carga indivisível é preciso possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C ou E. E em todos os casos, o motorista deve possuir uma idade de no mínimo 21 anos.

Um Curso Especializado pelo Detran

Além de tirar a sua CNH, você também deve fazer cursos obrigatórios já previstos em lei. Você terá a sua identidade encaminhada para o Detran para que seja feita a sua formação. Você aprenderá sobre assuntos específicos dependendo do veículo que você vai dirigir por aí.

A carga horaria dos cursos podem variar. mas em geral, cada aula terá cerca de 50 horas e você precisará fazer elas para ser aprovado na capacitação e obter o seu certificado.

Mas lembre-se que dependendo do curso que você faz, ele pode possuir uma data de validade e será preciso refazê-lo de tempos em tempos ou realizar algum curso que seja de atualização.

Saber uma boa seguradora

O seu veículo quase sempre está exposto a algum acidente quando você está dirigindo, então contratar uma boa seguradora é quase obrigatório se você quer ingressar nesse ramo.

Se o veículo no qual você dirige é propriedade de uma empresa, a seguradora pode ser contratada por ela mesma. Mas se você trabalha com o seu próprio veículo você mesmo terá que contratar a sua seguradora.

É muito importante que você tenha uma boa seguradora, pois caso você possua um veículo que não esteja segurado, o prejuízo que você pode enfrentar vai ser muito grande.

Aplicativos que são essenciais para todos os motoristas

Existem certos aplicativos que são fundamentais para você que trabalha ou quer trabalhar como motorista, principalmente os de GPS.

Aplicativos como o Waze ou Google Maps utilizam trajetos de viagem com base no GPS são fundamentais para aqueles que trabalham com trajetos diferentes todos os dias por exemplo.

Também existem aplicativos que informam o preço dos combustíveis em diferentes postos de gasolina, esses aplicativos são ótimos para economizar combustível. Sem contar os que cotam seguros que são essenciais para os motoristas!

Noções de trânsito e mecânica

Visto que você tem a sua CNH é essencial que você decore as leis de trânsito que são ensinadas enquanto você fez o seu curso profissionalizante.

Também é importante que você tenha um bom conhecimento de mecânica para que você possa arrumar o seu veículo caso ele tenha algum problema no futuro.

Os motoristas profissionais tem um conhecimento avançado de mecânica para estarem preparados para qualquer situação que acontecer com o veículo deles.

Como eu viro um motorista?

Existem vários tipos de motoristas, abaixo vamos listar os três tipos de motoristas mais populares entre os trabalhadores brasileiros:

  • Motorista de Aplicativo
  • Motorista de Ônibus
  • Motorista Particular

Se você possui todos os requisitos citados no tópico acima, você já está apto para a profissão de motorista de ônibus e motorista particular. Mas, dependendo de onde você mora ou para quem você queira trabalhar as exigências podem ser um pouquinho diferentes, mas nada fora do padrão mostrado acima.

Se você quiser ser um Motorista de Aplicativo Você deve fazer um cadastro nas plataformas de corridas e registrar seus documentos.

As exigências podem mudar dependendo da plataforma aonde você queira fazer um registro, mas em geral, com os tópicos acima concluídos você deve estar apto para se registrar na Uber ou 99.

Clique aqui ou aqui para procurar vagas de emprego de motorista.

Publicidade

Leave a Reply